
primecap
Você sabe o que é uma Fintech?

Muitas pessoas usam os serviços de #Fintechs, sem fazer ideia do que sejam! Resumidamente Fintechs são #empresas que buscam soluções inovadoras na área financeira, com processos baseados em tecnologia. Como o próprio nome já diz, a palavra Fintech é a junção das palavras Financial (Financeiro) e technology (tecnologia).
O mercado de Fintechs movimentou só em 2018, 52 bilhões de dólares em investimentos, mais que o dobro do ano anterior. Somente no Brasil são 377 fintechs, segundo relatório da Finnovation de maio de 2018, e 3 Fintechs brasileiras constam na lista das 100+ inovadoras do mundo, são elas - #Nubank, Guia de bolso e #Geru.
No entanto, engana-se quem pensa que fintechs estão restritas a bancos digitais, existem inúmeras áreas de atuação:
“Pagamentos e Remessas”;
“Gestão Financeira Empresarial”;
“Empréstimos”;
“Gestão Financeira Pessoal”;
“Crowdfunding” e “Wealth Management “.
Vivemos uma era em que o #dinheiro em papel está perdendo a sua importância e sendo substituído por pagamentos eletrônicos e com isso todo o modo de lidar com o mercado financeiro está passando por uma mudança, o papel do #banco tradicional está perdendo espaço para contas virtuais e soluções mais práticas.
Hoje em dia, praticamente tudo pode ser resolvido virtualmente, desde pagamentos e transferência a empréstimos e #investimentos. É papel das fintechs desburocratizar processos e facilitar essas mudanças, trazendo sempre soluções inovadoras.
E qual a diferença entre Fintechs e Startups?
Como #Startup e #inovação andam juntas, muitas Fintechs importantes de hoje foram Startups promissoras há alguns anos. Ou seja, Fintechs são em sua grande maioria Startups que amadureceram.
E você quer saber mais sobre empreendedorismo e equity crowdfunding? Assine a nossa newsletter