Inscreva-se em nossa newsletter

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone

@2019 Todos os direitos reservados primecap

  • primecap

Qual é a importância do RISCO na composição da carteira de investimentos?

Atualizado: 7 de Mar de 2019





A Realidade é que montar uma carteira de #investimentos é algo complexo e vários fatores devem ser levados em conta:

Perfil de investidor


Você aceita riscos? Se sente confortável com eles?

Dentro dos diversos tipos de investidores que existem, é essencial saber em qual linha você se encaixa, antes de montar a sua carteira: #Conservador, #moderado e #arrojado ou agressivo. Essas categorias definem o nível de risco que você aceita sofrer com seus investimentos.

Outra informação essencial é:


Prazo de investimento


Curto, médio e longo, definir o prazo de investimento antes de traçar a sua #estratégia de investimento é primordial, afinal de contas, não é recomendado arriscar uma quantia que você pretende utilizar em um ou dois anos, já um investimento com prazo maior te permite arriscar um pouco mais, dentro do seu limite pessoal de aceitação ao risco é claro.

Mas qual é o papel do risco dentro da minha carteira de investimentos?


O #Risco é o que te permite alavancar os seus #ganhos, ou seja, quando você aceita agregar risco aos seus investimentos, você também está trazendo uma maior possibilidade de ganhos do que em um investimento conservador, como um renda fixa, por exemplo. São comuns os casos de #ações que ganharam muito valor de mercado em pouquíssimo tempo e quem não conhece aquele amigo que aplicou em #dólar e ganhou uma boa quantia? A realidade é que as possibilidades de ganho são muitas, mas de perdas também, então além de ter a ciência de que você também pode perder quando investe em risco é essencial entender o conceito de diversificação, nunca coloque todos os seus ovos em uma única cesta, quando você diversifica, você diminui o seu risco! Muitas grandes empresas utilizam a diversificação para se proteger das oscilações do seu próprio mercado, isso também é muito comum no agronegócio onde o agricultor coloca todo o seu #investimento em uma safra ou produto e não pode correr o risco de ver o seu trabalho de uma vida perdido, é aí que entram #proteções em opções, mercado futuro, ações, etc.

Mas o que tem o Equity Crowdfunding a ver com tudo isso?

Através de Equity Crowdfunding você consegue investir em startups dos mais diversos #nichos de mercado, de #fintechs a agro-techs, as possibilidades são infinitas. Com investimentos iniciais em R$.1.000,00, você consegue diversificar sua carteira de investimentos e ainda apostar em novos mercados.

Quando falamos em startups as possibilidades de ganhos são enormes, se você estiver disposto a correr o risco, é claro.


Saiba mais sobre o mercado de Startups e Equitycrowdfunding no nosso blog, se inscreva na nossa newsletter e seja o primeiro a saber quando novas empresas abrirem captação

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone