Inscreva-se em nossa newsletter

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone

@2019 Todos os direitos reservados primecap

  • primecap

Mas afinal, o que é uma Startup?


Muito se fala sobre #Startup hoje em dia, mas afinal de contas, o que é uma Startup?

Uma Startup é uma organização temporária em busca de um modelo de negócio escalável, repetível e lucrativo.


Startup é um termo utilizado para definir #empresas jovens, mas que apresentam grande potencial de crescimento ou seja, uma organização temporária, que não pode passar dos 07 anos, que tem como seu maior desafio descobrir qual é o tamanho real do seu #mercado e qual é o seu nicho, seus clientes. Muitas vezes durante este percurso a startup “pivota”, muda o seu percurso e descobre que talvez a sua ideia inicial não era a solução necessária para conquistar o mercado que desejava.


O que diferencia uma Startup de outras pequenas empresas que nascem todos os dias?


Organização temporária:

Um Startup tem um prazo limite para descobrir a solução de um problema e criar o seu próprio mercado, ou seja, possui um prazo para deixar de ser startup e virar uma #empresa, uma startup que se mantém no mercado por mais de 7 anos e ainda não se consolidou virando uma empresa, é uma startup mal sucedida.


Modelo de negócio:


O seu maior desafio é descobrir qual o tamanho do seu mercado e quem são seus clientes, muitas vezes durante essa jornada a startup pivota, (muda seu percurso) pois descobre que sua ideia inicial não era a #solução necessária para conquistar o mercado que desejava.


Inovação:


Uma startup oferece um produto ou serviço novo, ou com aspectos novos em seu modelo de negócio, ou produção, ou seja, uma startup oferece um novo conceito em solução.

A Uber, por exemplo, surgiu porque seus idealizadores se sentiam frustrados toda vez que precisavam pedir um táxi na cidade de São Francisco.


Escalabilidade:


Crescer de forma #exponencial sem precisar aumentar de forma proporcional sua infraestrutura ou despesas, ou seja, crescer em receita, mas com custos crescendo de forma bem mais lenta, resultado disso são margens cada vez maiores;

Um negócio escalável é capaz de aumentar sua produção e vendas sem ter que aumentar as suas despesas proporcionalmente. Por isso, startups não necessariamente se limitam a lucros menores por serem pequenas, sua capacidade de gerar grandes lucros com uma operação enxuta é o seu grande diferencial.


Repetibilidade:


O modelo de #negócios deve ser repetível, ou seja, deve ser possível replicar ou reproduzir de forma relativamente simples, ser capaz de entregar o seu #produto de forma ilimitada sem a necessidade de personalizar para cada cliente.


Flexibilidade e rapidez:


Uma startup deve ser capaz de atender e se adaptar rapidamente demandas do mercado.

Lucrativo:


A própria palavra já diz tudo, uma Startup tem que ter um operação #lucrativa.


Muitas gigantes de hoje foram startups promissoras há alguns anos, Google, Facebook, Apple, entre muitas outras.


É justamente por esse ambiente de incerteza (até que o modelo seja encontrado) que tanto se fala em investimento para startups – sem capital de risco, é muito difícil persistir na busca pelo modelo de negócios enquanto não existe receita. Após a comprovação de que ele existe e a receita começar a crescer, provavelmente será necessária uma nova leva de investimento para essa startup se tornar uma empresa sustentável. Quando se torna escalável, a startup deixa de existir e dá lugar a uma empresa altamente lucrativa. Caso contrário, ela precisa se reinventar – ou enfrenta a ameaça de morrer prematuramente.
(Daniela Moreira – Revista EXAME)

Startup é uma empresa que busca descobrir um novo mercado para si, e para isso enfrenta mares completamente desconhecidos e sem GPS, impossibilitada de realizar o tradicional business plan, pois não conhece seu mercado e muito menos seu cliente. Startup é sinônimo de novo, de mudança de mercado, por isso tão fascinante!


Ficou claro o que diferencia Startups de outras empresas novas no mercado?

Assine a nossa newsletter para saber mais sobre o mundo das startups.

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone