Perguntas Frequentes

Primecap

O que é a Primecap?


Primecap é uma plataforma eletrônica de investimento coletivo (Crowdfunding) que possibilita qualquer investidor, seja ele pequeno, médio ou grande, a juntar força com outros investidores e investirem juntos em startups e empreendimentos imobiliários brasileiros que possuem potencial de crescimento e grandes rentabilidades. E se você é um empreendedor ou um incorporador que possui uma startup ou um empreendimento com todo este potencial, aqui na plataforma Primecap você pode conseguir o investimento que precisa para o seu negócio escalar no mercado de forma rápida e rentável para todos.




O que é Equity Crowdfunding?


https://www.primecap.com.br/blog/o-que-%C3%A9-equity-crowdfunding




Existe alguma Lei ou norma que regula o Investimento Coletivo?


Sim.

Instrução CVM 588 de 13 de julho de 2017.

Resolução BACEN 2.921 de 17 de janeiro de 2002




A Primecap é uma plataforma autorizada e regulada pela CVM?


Sim!




Qual a missão da Primecap?


Estimular o progresso da economia do Brasil, direcionando investimentos coletivos para os projetos brasileiros inovadores de forma viável e rentável para todos os investidores e seus empreendedores.




Como me cadastro na Primecap?


O cadastro na plataforma da Primecap é gratuito, rápido e muito fácil. Basta clicar aqui para começar!




A Primecap é um fundo de investimento?


Não, a Primecap é uma plataforma eletrônica de investimento coletivo autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para distribuir valores mobiliários.

A Primecap não investe diretamente nas empresas nem administra ou gere fundos de investimento.





Investidor

Quando posso investir?


Você pode investir sempre que houver projetos disponíveis. O período durante o qual a oferta fica disponível para investimento dependerá de cada projeto.




Quais as vantagens do investimento coletivo?


Ao investir coletivamente utilizando a plataforma da Primecap, você participa de um mercado que antes era acessível apenas aos grandes investidores e fundos.




Existe alguma Lei ou norma que regula o Investimento Coletivo?


Sim.

Instrução CVM 588 de 13 de julho de 2017.




Quem pode investir por meio da plataforma Primecap?


Atualmente, a plataforma Primecap permite investimento de:

- Pessoas físicas portadoras de CPF, que são maiores de 18 anos de idade;

- Pessoas jurídicas registradas no Brasil;

- Fundos de investimento.

Se você tem interesse em investir em empresas brasileiras por meio da plataforma Primecap, mas não se encaixa em nenhuma das categorias acima, por favor entre em contato conosco através do e-mail: contato@primecap.com.br




I am a foreigner and I want to invest in Brazilian startups through Primecap, how should I proceed?


Please contact us via email: contato@primecap.com.br




Como invisto na plataforma Primecap?


Uma vez cadastrado e logado na plataforma Primecap, você terá acesso a todas as rodadas de investimento publicadas na plataforma. Antes de investir, você deve certificar-se de ler e entender todas as informações da rodada, incluindo as informações mais detalhadas fornecidas pela plataforma, antes de tomar qualquer decisão preliminar de investimento. Você pode tirar qualquer dúvida diretamente com a empresa por meio da página da rodada ou com a Equipe da Primecap.

Se você quer investir em uma rodada disponível, simplesmente escolha o valor e clique em “investir”. Se a rodada atingir a meta, o seu investimento e de todos os outros investidores da mesma rodada serão efetuados. Nesse momento, a Primecap lhe mandará as instruções de pagamento; e depois, seu contrato de investimento.




Posso investir por fora da plataforma?


Não. Os investimentos são efetivados exclusivamente através da plataforma eletrônica da Primecap.




Posso realizar TED ou DOC?


Não trabalhamos como as corretoras, portanto para investir não há necessidade de ter algum saldo em conta conosco.

Após fazer sua reserva de investimento, você receberá um e-mail com o boleto para efetivar seu investimento na Startup escolhida.




Meu limite de TED não permite que eu transfira o valor total da reserva de investimento, como faço?


Se o limite de TED da sua conta bancária for inferior ao valor da sua reserva, você pode dividir o valor em duas ou mais transferências até completar o montante reservado. O seu investimento só será confirmado após o envio de um e-mail com todos os comprovantes anexados para o contato@primecap.com.br.

ATENÇÃO: Todos os comprovantes devem estar anexados em um único e-mail




Para quem envio a TED referente ao meu investimento?


  • Startups - Modelo CVM 588: Por norma da CVM, o dinheiro não pode ficar sob custódia da Primecap ou da Startup investida até o final da captação, por isso utilizamos uma empresa de pagamentos parceira para custodiar os recursos durante a oferta. Uma vez encerrada a rodada de captação, os recursos são então repassados para a empresa.
  • Setor Imobiliário - Modelo BACEN OAV 2.921: Neste caso, temos um banco como intermediário da operação, é quem deve repassar os recursos para o incorporador, por isso, durante o período de captação, os recursos são enviados para uma conta de titularidade da Primecap neste banco parceiro. Após encerrar a rodada de captação, os recursos são então repassados da Primecap para o empreendedor.




A Primecap aconselha investir em alguma rodada?


Não. A Primecap segue as normas dos seus órgãos reguladores, e por regulamento, a Plataforma eletrônica Primecap não pode aconselhar nenhum investimento. Toda a decisão e análise é responsabilidade do investidor, embora tomemos medidas para confirmar e aprovar todas as informações fornecidas nas rodadas publicadas na plataforma.

O time de curadoria da plataforma Primecap permite a abertura de rodadas somente das empresas ou projetos que forem aprovadas pelo seu rigoroso processo seletivo.




Qual o valor mínimo de investimento?


o valor mínimo é de R$1.000,00




Qual o valor máximo de investimento?


Nós aconselhamos que o investidor pequeno ou médio não invista mais do que 10% do seu patrimônio líquido ou que a sua renda anual total, pois os investimentos disponíveis na plataforma Primecap são de risco. Já o investidor qualificado, que possua total conhecimento sobre investimentos de risco, não possui limites para investir.




Quais as taxas são cobradas do investidor?


Nenhuma taxa será cobrada para se cadastrar na plataforma ou investir em alguma rodada da plataforma. A única taxa que será cobrada pela plataforma Primecap é a taxa de sucesso (10% sobre o lucro) no momento da venda da sua participação da Startup.

Como será a tributação sobre o meu investimento e como declarar isto no meu Imposto de Renda?

  • Modelo CVM 588: o seu investimento é considerado um empréstimo para a Startup ou Incorporadora. Assim sendo, o imposto é retido diretamente na fonte, ou seja, o recolhimento do imposto é de responsabilidade da Startup ou Incorporadora. Você deverá declarar o seu investimento na seção “Bens e direitos” como empréstimo, classificando-o como “rendimentos sujeitos a tributação exclusiva na fonte”.
  • Modelo OAV BACEN 2.921: o seu investimento é semelhante a um CDB, com alíquota descontada diretamente em fonte. Deve ser declarado em 'bens e direitos', em 'Aplicação de renda fixa'.

Para a comodidade dos investidores da Primecap, será enviado para cada investidor um informe de rendimentos para fins de declaração do imposto de renda.





Investimento em Startups

O que é uma Startup?


https://www.primecap.com.br/blog/mas-afinal-o-que-%C3%A9-uma-startup




Quais as formas de investir em Startups no Brasil?


https://www.primecap.com.br/blog/formas-de-investir




Por que eu correria risco investindo em Startups?


https://www.primecap.com.br/blog/qual-%C3%A9-a-import%C3%A2ncia-do-risco-na-composi%C3%A7%C3%A3o-da-carteira-de-investimentos




Por que investir em Startups?


Para começar, devemos alertar que se trata de um investimento de risco, não deve ultrapassar 10% da sua capacidade de investimento e é de longo prazo.

Quando se investe em uma startup e ela dá certo, os lucros multiplicam o seu investimento inicial. Ou seja, com uma aplicação pequena, você pode multiplicar seus ganhos, se tiver a paciência de esperar alguns anos e ficar atento ao crescimento da empresa.

Investir em uma startup é apostar em uma ideia, por isso, se você é uma pessoa conservadora e não está disposta a assumir riscos, esse investimento pode não ser a melhor ideia. Entretanto, caso esteja disposto a apostar em busca de altos retornos, esse tipo de investimento pode ser um excelente caminho a seguir!




O que acontece caso uma Startup investida venha a falhar?


Please contact us via email: contSe a Startup investida falhar em um momento no futuro (dissolução legal), é provável que você perca todo ou grande parte do seu investimento.No caso de uma dissolução enquanto os investidores ainda detêm as notas conversíveis, eles terão os seus diretos válidos para quaisquer bens e ativos valiosos da empresa. Caso a dissolução da empresa ocorra após a conversão das notas conversíveis em participação societária, os investidores terão seus direitos de acionistas respeitados após os requerimentos dos credores. Devido à natureza de empresas de etapa inicial, é muito provável que, nos dois cenários citados acima, os valores resgatados não sejam suficientes para reembolsar os investidores plenamente. ato@primecap.com.br




A Startup investida vai fornecer aos investidores atualizações regulares sobre seu progresso?


Sim. Todas as empresas que captam investimento por meio da plataforma Primecap serão obrigadas a fornecer atualizações aos seus investidores trimestralmente por meio da plataforma. Todos os investidores podem simplesmente entrar em seus dashboards com login e senha na plataforma Primecap para ver todas as informações fornecidas pelas empresas investidas.




O que recebem os investidores em troca dos seus investimentos em Startups?


Em troca dos seus investimentos, investidores recebem uma participação na empresa investida. A participação toma a forma de notas conversíveis que, no futuro, podem ser convertidas em participação societária.




Como são remunerados os investidores que investiram em Startups?


Todos os investidores com uma participação na Startup investida, têm o direito de compartilhar do sucesso futuro da empresa. Esse retorno pode ocorrer numa futura venda da empresa investida garantindo pagamento proporcional da venda à sua participação societária direta ou intermediada de Notas Conversíveis, no evento de uma oferta pública na qual a empresa passa a ser listada na Bolsa de Valores, ou por meio dos pagamentos de dividendos tirados dos lucros futuros da empresa.




Como essas remunerações das Startups serão pagas aos investidores?


Quaisquer retornos financeiros serão pagos diretamente aos investidores pela empresa investida, ou seja, não será intermediada pela plataforma Primecap.